terça-feira, 30 de junho de 2009

1. Introdução

A crise, que era financeira e se tornou econômica, hoje é considerada global e afetou diretamente os setores que mais necessitam do mercado externo. Com a retração do mercado internacional, regiões como São Paulo, que possui uma economia fortemente globalizada e é o mais rico estado do Brasil, foram diretamente afetadas pela queda da demanda, das vendas, das exportações e, na maior parte das vezes, as pessoas tiveram seus próprios empregos postos em cheque.

O trabalho a seguir pretende ser um ensaio de como que a crise mundial que começou em 2007, foi deflagrada em 2008 (com a queda do Lehman Brothers) e se arrastou em 2009 afetou o Estado de São Paulo, o estado mais rico do Brasil e mais inserido na economia globalizada. Serão apresentadas informações das consequências da crise na economia paulista e tentaremos observar as correlações entre as variações dos diversos aspectos da economia frente à crise global. Além disso, apontamos alguns casos que ficaram emblemáticos e registramos a percepção dos paulistanos sobre a crise.

Entretanto, para entender o protagonismo atual da economia de São Paulo frente aos demais estados da federação, é de fundamental importância compreender a formação econômico-espacial do estado. Para tanto, faremos um histórico das atividades econômicas de São Paulo, desde as expedições bandeirantes, passando pelo desenvolvimento fundamentalmente através da economia cafeeira até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário