segunda-feira, 29 de junho de 2009

5.1 Embraer e Suas Fornecedoras

A Embraer, como é conhecida a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A., é uma grande empresa privada brasileira produtora e exportadora de aeronaves para todo o globo com sede em São José dos Campos. Já vendeu mais de 4900 aviões que operam em 78 países, nos 6 continentes e entre 1999 e 2001 alcançou o posto de maior exportadora brasileira.

No dia 19 de fevereiro de 2009, a Embraer anunciou o corte de 4273 funcionários, que representa cerca de 20% do efetivo. A justificativa dada foi que 90% das receitas da empresa são de exportação e, como o mercado externo retraiu muito com a crise global, a solução dada foi a demissão de parte dos trabalhadores. No quarto trimestre de 2008, a Embraer registrou um prejuízo de R$ 40,6 milhões.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo entrou com um recurso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que as demissões fossem consideradas ilegais. O Sindicato entrou em contato, inclusive, com o presidente Lula para reaver a decisão mas o Tribunal Superior do Trabalho (TST) alegou que “a empresa está em seu direito de demitir”. Vejamos a seguir dois gráficos disponibilizados pela própria Embraer em seu portal.

Evolução anual do lucro líquido – milhões de reais

clip_image002

Fonte: Site da empresa

Gráfico 23: Evolução do lucro líquido da Embraer

Como podemos ver através do Gráfico 23, apesar do prejuízo registrado no quarto trimestre de 2008, a Embraer voltou a registrar lucro, apesar de ainda muito abaixo do triênio 2005, 2006 e 2007. Apesar disso, também vale ressaltar que o lucro registrado foi apenas relativo ao primeiro trimestre de 2009, concluímos que ele tende a aumentar com a superação da crise. Entretanto, esse prognóstico não foi o suficiente para a Embraer manter todos seus trabalhadores empregados, como pode-se observar pelo gráfico abaixo.

Evolução do número de empregados ao longo dos anos

clip_image004

Fonte: Sita da empresa

Gráfico 24: Evolução do número de empregados da Embraer

Algumas fornecedoras diretas da empresa também demitiram trabalhadores. A Sobraer, que produz fuselagens para os jatos da Embraer, já demitiu 200 funcionários desde o começo do ano. A Status, que tinha 64 empregados e produzia alguns componentes de aviões, demitiu 52. Já a Winnstal, desde o final do ano passado, já demitiu 27 trabalhadores de um efetivo de 127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário