segunda-feira, 29 de junho de 2009

5.2 General Motors

A General Motors (GM) é uma empresa multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, que foi fundada em 1908. A fábrica mais importante da GM no Brasil está localizada em São José dos Campos. Durante muitos anos, a GM foi o símbolo dos anos dourados do capitalismo, em uma época de preços baixos do petróleo, e de explosão do American Way of Life. Nos anos 1950, alcançou 46% do mercado automobilístico norte-americano. Até pouco tempo, a montadora automobilística era considerada a maior do mundo, mas seu posto foi desbancado pela Toyota após a crise mundial.

Em outubro de 2008, o mercado presenciou uma queda de 32% na venda de veículos leves devido à forte queda de confiança do consumidor e também da queda dos financiamentos. Só a General Motors teve uma queda de 45% nas vendas deste tipo de automóvel. Em 20 de novembro de 2008, a GM anunciou uma queda de 1 bilhão de dólares em seu valor de mercado, demonstrando o fim de uma era do capitalismo iniciada sobretudo após a Segunda Guerra.

No Brasil, no dia 12 de janeiro, a empresa anunciou a dispensa antecipada de 744 funcionários temporários da fábrica de São José dos Campos, um mês depois do Governo Federal reduzir o IPI. No dia 1º de junho, a GM pediu concordata ao governo estadunidense e hoje está completamente estatizada. A montadora anunciou uma dívida de 176 bilhões de dólares e provavelmente vai fechar 11 fábricas. Entretanto, como o pedido foi recente ainda não foi possível estabelecer quais foram os impactos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário