segunda-feira, 29 de junho de 2009

3.1 Atividades Agrícolas

A produção agropecuária do estado de São Paulo caracteriza-se não só pela magnitude do seu valor de produção como também pela ampla diversificação de produtos, tanto de origem vegetal quanto de origem animal. Trata-se da produção agropecuária mais diversificada e a de maior valor do Brasil. Dessa forma, seus produtos são comercializados tanto no mercado varejista, sendo consumidos diretamente pelo mercado interno, quanto no grande mercado, onde se negociam, a nível nacional e internacional, commodities e outras matérias primas utilizadas por diversos setores industriais.

A análise dos impactos sofridos pela agropecuária paulista em virtude da atual crise, inicialmente financeira, internacional será feita a partir de índices que demonstram a variação nos preços dessa produção e nos custos da mesma, bem como na relação entre eles, a qual indica a rentabilidade dessa atividade. É importante lembrar que a formação do preço de um produto se dá em função de sua demanda no mercado. Dessa forma, observar sua variação permite inferir sobre a situação do mercado consumidor, quais os tipos de compradores reduziram suas negociações, quais mantiveram e até mesmo quais ampliaram. No Gráfico 4, é possível observar a variação de tais índices em função de uma taxa base, estipulada em 1994.

Índices de Preços para a Agricultura no Estado de São Paulo

clip_image002

Fonte: IEA/CATI – SAAESP

Gráfico 4: Índice de Preços para a Agricultura no Estado de São Paulo entre janeiro de 2008 e abril de 2009

Para facilitar a interpretação do gráfico, a análise será feita em duas partes, uma que relaciona os índices dos preços recebidos pela produção agrícola, ou seja, aqueles formados pelo mercado consumidor de produtos agropecuários e do qual deriva a renda dos produtores; e outra que relaciona os índices dos preços pagos pelos produtores no acesso aos insumos que possibilitam essa produção, índices nos quais os produtores agrícolas constituem o mercado consumidor e que evidenciam seus gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário