segunda-feira, 29 de junho de 2009

6. Entrevistas – A Percepção da População

Além de todos os aspectos que podemos observar na variação dos índices de produção, comércio, consumo e empregos, é interessante observar a forma como a população que vive em São Paulo percebe que a crise os afeta. Para tanto, foram realizadas 13 entrevistas com moradores da capital. O universo é pequeno, portanto as informações a seguir não possuem valor estatístico, mas dá a dimensão da impressão de alguns paulistanos sobre a crise mundial. As perguntas foram simples e objetivas, visto que o objetivo não era que o entrevistado dissertasse sobre o assunto, apenas tecesse algum breve comentário sobre suas impressões em relação a crise.

É possível observar uma grande desigualdade sócio-econômica-espacial em São Paulo, sobretudo na capital. Da mesma forma que a condição de vida é distinta, a própria percepção sobre a crise, sob alguns aspectos, também é. Com o intuito de observar as diferenças produzidas pelo espaço geográfico, as entrevistas foram feitas em duas áreas fisicamente próximas mas com muitas diferenças socioeconômicas e culturais: Vila Gustavo e Consolação.

O bairro Vila Gustavo se localiza na Zona Norte de São Paulo, no distrito do Tucuruvi. É um bairro predominantemente residencial de população de classe média e classe média-baixa. Já o distrito Consolação se localiza na região central da cidade, nas redondezas da Avenida Paulista, o mais importante centro financeiro e cultural do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Consolação é 0,950, equivalente ao índice dos Estados Unidos, enquanto que o do Brasil é 0,807.

clip_image002

Mapa 8: Localização da Consolação, em azul, e de Vila Gustavo, em vermelho

Em primeiro lugar, quisemos saber o perfil do entrevistado. Para isso, perguntamos nome profissão, idade, o acesso a informação, etc. Entretanto, a seguir veremos alguns pontos que foram mais fundamentais na entrevista. A primeira pergunta relevante se insere no perfil, é a escolaridade do entrevistado. Pelas respostas, já foi possível observar a grande desigualdade sócio-espacial que São Paulo possui. Enquanto a maior parte dos entrevistados na Consolação possui superior completo ou incompleto, em Vila Gustavo a maior parte possui entre Ensino Fundamental Incompleto e Ensino Médio Completo.

clip_image004

Gráfico 25: Escolaridade dos entrevistados

Em seguida, a ideia foi saber se o entrevistado sabe da existência da crise econômica mundial. Como podemos observar nos gráficos abaixo, todos sabem da existência da crise. Podemos observar, assim, que apesar de nem todos terem alta escolaridade, todos são bombardeados constantemente pela mídia e, muitas vezes, afirmam que “a crise está braba”, ou seja, reproduzem o discurso dos meios de comunicação.

clip_image006

Gráfico 26: Informação dos entrevistados sobre a existência da crise

Em terceiro lugar, foi perguntado para o entrevistado se ele ou sua família foi afetado diretamente pela crise. A maior parte das pessoas foi afetada de alguma forma sem distinção da localidade da entrevista. Dentre as onseqüências, os entrevistados citaram, principalmente o desemprego e o aumento dos preços.

clip_image008

Gráfico 27: Informação se o entrevistado ou sua família já sentiu a crise

Em seguida, foi perguntado se o entrevistado ou alguém que ele(a) conhecia perdeu o emprego por causa da crise. Com a resposta, notamos que a crise, apesar de ter sido criada pelos banqueiros, sempre arrebenta do lado mais fraco, ou seja, os funcionários que saem prejudicados no final das contas. Praticamente todos os entrevistados conheciam alguém que foi demitido recentemente, ás vezes até ele(a) próprio(a).

clip_image010

Gráfico 28: Informação se algum conhecido do entrevistado perdeu o emprego

Finalmente, a última pergunta foi para testar a perspectiva otimista ou pessimista do entrevistado. Para tanto, perguntamos se ele(a) acha que o Brasil passará bem pela crise. A maioria foi otimista em ambos os bairros. O mais curioso é que ninguém diz “não”, no máximo que vai depender de alguns fatores. Isso revela um otimismo geral na população brasileira (ás vezes até um pouco prejudicial).

clip_image012

Gráfico 29: Perspectivas se o Brasil supera a crise

Nenhum comentário:

Postar um comentário