segunda-feira, 29 de junho de 2009

3.1.5 Consequências Gerais

Esses índices não demonstram qual tipo de produto interferiu positiva ou negativamente na situação do setor agropecuário do estado de São Paulo, e, por tanto, faz-se necessária uma interpretação mais aprofundada dos efeitos da atual crise econômica a partir de outras informações sobre a crise e sobre a agropecuária paulista.

Por ser um dos estados de produção agrícola mais diversificada, esse setor, em São Paulo, conseguiu absorver relativamente bem os impactos da crise. Mesmo que as exportações ou a venda de matéria prima para as indústrias brasileiras tenham sofrido abalo significativo, a crescente demanda do setor sucroalcooleiro por uma produção crescente e o abastecimento do mercado consumidor de gêneros alimentícios básicos garantiu certa estabilidade.

São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, sendo responsável por 50 a 60% da produção nacional. Embora a crise tenha afetado a atividade, inclusive pela falta de crédito e de liquidez para investir na entressafra, a produção nacional de cana, que subiu 13,9% em 2007/2008 em relação à safra anterior, deve crescer mais 7,6% em 2008/2009; crescimento este que incidirá principalmente sobre São Paulo e que permitiu que a queda das negociações de gêneros agrícolas produzidos no estado fosse amortecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário