segunda-feira, 29 de junho de 2009

3.1.1 IPRA, IPRV e IPR

O Índice de Preços Recebidos por Produtos Animais (IPRA) é formado pelo preço do leite, de ovos, aves, bovinos e suínos; o Índice de Preços Recebidos por Produtos Vegetais (IPRV), pelo algodão em caroço, amendoim em casca, arroz em casca, banana, batata, café beneficiado, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, mamona, mandioca para indústria, milho e soja; e o Índice de Preços Recebidos pelos Agricultores no Estado de São Paulo (IPR) é formado pela articulação do IPRA e do IPRV. Faz-se pertinente ressaltar que tais índices são fortemente influenciados pelo preço de produtos comercializados em grande volume, como algodão, cana-de-açúcar, soja, etc., seja no mercado externo ou com grandes compradores nacionais.

É possível observar (Gráfico 5) que esses três índices variam paralelamente, apresentando um comportamento análogo. Em termos gerais, há elevação gradual até junho de 2008, quando atingem seu ponto mais alto e a partir de então começam a decair até estabilizarem-se por volta de dezembro do mesmo ano.

Esse comportamento mostra que, frente a uma oferta provavelmente constante, a demanda por tais produtos reduziu, levando à sua desvalorização. Essa queda na procura por produtos primários agropecuários demonstra uma retração do mercado consumidor, seja para um consumo direto pela população, seja pelo seu uso como matéria prima industrial.

A indústria é um dos setores econômicos com maior retração de atividades e lucros. Além disso, também percebe-se que a crise provocou maiores impactos no comércio internacional devido à situação mais alarmante nos Estados Unidos e Europa, entre outros. Assim, deduz-se que a queda nos preços pagos pelos produtos agropecuários foi pressionada muito mais por esses agentes do que pelo mercado interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário